Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e Nova Acrópole realizam Café Filosófico sobre Arquitetura Sagrada

Redação (com informações da assessoria)

 

“Arquitetura Sagrada: A busca pelo eterno – sob a ótica da Filosofia à Maneira Clássica”. Este é o tema do workshop que ocorre no sábado (17.08), Dia Nacional do Patrimônio Histórico, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – MASMT, em parceria com a Nova Acrópole Cuiabá.

O evento, com entrada franca, é voltado para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o simbolismo e a finalidade da arquitetura sagrada, ou mesmo, saber o significado dos elementos que compõe igrejas e catedrais. Link para inscrições aqui!

A programação será dividida em duas partes. Das 14h às 15h30 haverá a palestra do professor de filosofia da Nova Acrópole Cuiabá, Rafael Ferreira, estudioso da simbologia teológica que ministra aulas nas áreas de simbologia, mitologia, arte e ciência.

“Os construtores de catedrais não estavam construindo apenas uma edificação e sim verdadeiras obras de arte que tinham um sentido religioso, artístico e político. Além disso, essas grandes estruturas serviam para que as pessoas pudessem se inspirar e elevar a consciência”, adianta o professor Rafael Ferreira.

Na sequência, está reservada a oficina prática com o artista plástico Carlos Pina. Os estudantes farão desenhos à mão livre dos símbolos e da estrutura da Igreja do Bom Despacho. A inscrição para oficina será realizada antes da palestra, sendo limitada a 20 pessoas.

Café Filosófico

Com encontros recorrentes desde o ano de 2015, o Café Filosófico ocorre no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e é livre para todas as idades. De acordo com Viviene Lozi, diretora do Museu, trata-se de uma ação desenvolvida para a socialização.

“Todos podem participar, independentemente de sua bagagem filosófica. O evento visa proporcionar um momento para que a comunidade científica e a sociedade civil possam discutir ideias do universo filosófico, político, social, religioso, cultural e artístico, dentre outros temas”, diz Lozi.

A diretora ressalta ainda que a retomada do encontro consta no plano educativo do programa “Museu para Todos”. “Esta data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrada pelas instituições museológicas em que reafirmamos o nosso processo de trabalho em virtude da preservação e conservação do patrimônio cultural”, explica.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um dos muitos aparelhos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e fica aberto à visitação de quarta-feira à domingo, sempre das 9h às 19h.

O Museu dispõe de exposições, visitas mediadas, palestras e oficinas. “Proporcionando à sociedade uma abordagem dialógica que reafirma o valor inestimável, a importância histórica e cultural, além da durabilidade representativa simbólica/material que os museus têm na nossa região”, conclui Viviene Lozi.

Serviço

Tema: Workshop “Arquitetura Sagrada: A busca pelo eterno”

Quando: Sábado, 17 de agosto a partir das 14h

Onde: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Inscrições: https://bit.ly/31nnwv3

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso fica na Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. Outras informações: (65) 3646-9101.

 

 

Foto por: Marcos Vergueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *